Equipamento

 

CONTATO SOBRE EQUIPAMENTO SERVIÇO FORMULÁRIO

Nome

Difratômetro de Raios X

 

Marca

Rigaku

 

Modelo

Geiger flex

 

Origem

Esse laboratório foi criado com a doação do equipamento de difração de raios-x da marca Rigaku pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo - Termo de Doação nº 001/2012

 

Ano de aquisição

2012

 

Número de patrimônio

Sem patrimônio

 

Apresentação

O Laboratório de Difratometria de Raios X (LDRX) do Curso de Física do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFJ realiza análises de amostras sólidas pulverizados, nanopartículas, filmes finos, minerais em rochas e de materiais cristalinos sintéticos (cerâmicas, cimentos, escórias, fármacos, entre outros).

A identificação de materiais por difratometria de raios X (DRX) se baseia no reconhecimento da estrutura cristalina, que é característica de cada material.

A análise DRX semi-quantitativa oferece avaliação expedita da proporção de minerais ou fases cristalinas em amostras heterogêneas, com base nas razões de intensidade dos picos (RIR, reference intensity ratio).

A análise quantitativa de fases pelo método de Rietveld fornece a proporção dos diferentes materiais cristalino em amostras heterogêneas, através do refinamento de simulações numéricas. A determinação do teor de fase amorfa pelo método de Rietveld é possível com o uso de padrão interno.

A análise difratométrica permite determinar parâmetros de cela de novos materiais e realizar estimativas de tamanho médio de cristalito e micro-deformação.

 

Serviços

Serviço 

Cobrança

Info

Análise de material por Difração de Raios X- método do pó

R$/padrão de difração