Perfil do Curso

O curso de Licenciatura em Física da UFG/CAJ iniciou suas atividades em agosto de 2006. Esse curso tem duração de 4 (quatro) anos e está sendo oferecido no período predominantemente noturno com entrada anual de 40 alunos via processo seletivo da UFG. Atualmente o curso está com carga horária total de 2952 horas, incluídas 400 horas de prática de ensino, 400 horas de estágio supervisionado e 200 horas de atividades complementares, de natureza acadêmico-científico-culturais, que devem ser concluídas ao longo do curso.

Nos cinco primeiros semestres do curso, os alunos recebem conhecimentos de Física Básica, Matemática, Computação, Química e Pedagogia. Nesta primeira parte do curso, as disciplinas de Física Básica são sempre divididas em teóricas e experimentais. Ao final dessa etapa, o aluno, tendo desenvolvido uma aprendizagem sólida, estará preparado para a segunda metade do curso, onde recebe conhecimentos mais avançados de Física, Práticas de Ensino e Estágio, preparando-o de forma sistematizada para o exercício da docência. Como parte de ações afirmativas, os alunos do curso de Física também recebem conhecimentos de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais –, com vistas a facilitar o acesso de alunos com necessidades especiais ao Ensino Médio.

Buscando estar em consonância com a política de graduação da UFG, a interdisciplinaridade no curso de Física também é levada em consideração, com o aluno cursando disciplinas relacionadas a outras áreas do conhecimento na forma de disciplinas de livre escolha  (Núcleo Livre). Também em consonância com a UFG, e buscando a interdisciplinaridade, os alunos do curso podem buscar aprimoramento em sua área de ensino ou pesquisa de interesse através de Atividades Complementares. Tal formação proporciona ao egresso a interconexão entre os saberes da docência e conhecimentos sólidos em Física. Desta forma, ao mesmo tempo que em que se valoriza a dimensão da docência em Física no Ensino Médio, os alunos também são incentivados a seguir a carreira acadêmica através de ingresso em cursos de pós-graduação tanto em Ensino de Física como em Física Básica.

O aluno também é incentivado a participar de programas de iniciação científica e de extensão e cultura, como voluntário ou bolsista, buscando se aperfeiçoar desde o auxílio na elaboração de um projeto, na utilização de softwares específicos e na escrita de resumos e artigos, até na apresentação em congressos científicos.