Perfil do Curso
Perfil do Curso
O curso de Licenciatura em Física da UFJ iniciou suas atividades em agosto de 2006, ainda naquela época sob gestão da UFG. Esse curso tem duração de 4 (quatro) anos e está sendo oferecido no período predominantemente noturno com entrada anual de 40 alunos via processo seletivo Sistema de Seleção Unificado (SISU). Atualmente, o curso está com carga horária total de 3316 horas (PPC 2023), incluídas 1664 horas de núcleo comum, núcleo específico obrigatório 224 horas, 64 horas de núcleo específico optativo, 336 horas de atividades de extensão curricularizáveis, 400 horas de estágio obrigatório, 400 horas de PCC, 100 horas de atividades complementares e 128 horas de núcleo livre, que devem ser concluídas ao longo do curso.
Nos cinco primeiros semestres do curso, os alunos recebem conhecimentos de Física Básica, Matemática, Computação, Química e Pedagogia. Nesta primeira parte do curso, as disciplinas de Física Básica são sempre divididas em teóricas e experimentais. Ao final dessa etapa, o aluno, tendo desenvolvido uma aprendizagem sólida, estará preparado para a segunda metade do curso, onde recebe conhecimentos mais avançados de Física e Estágio, preparando-o de forma sistematizada para o exercício da docência. Como parte de ações afirmativas, os alunos do curso de Física também recebem conhecimentos de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais –, com vistas a facilitar o acesso de alunos com necessidades especiais ao Ensino Médio.
Buscando estar em consonância com a política de graduação da UFJ, a interdisciplinaridade no curso de Física também é levada em consideração, com o aluno cursando disciplinas relacionadas a outras áreas do conhecimento na forma de disciplinas de livre escolha (Núcleo Livre). Também em consonância com a UFJ, e buscando a interdisciplinaridade, os alunos do curso podem buscar aprimoramento em sua área de ensino ou pesquisa de interesse através de Atividades Complementares. Tal formação proporciona ao egresso a interconexão entre os saberes da docência e conhecimentos sólidos em Física. Desta forma, ao mesmo tempo que em que se valoriza a dimensão da docência em Física no Ensino Médio, os alunos também são incentivados a seguir a carreira acadêmica através de ingresso em cursos de pós-graduação tanto em Ensino de Física, como em Física Básica, Física de Materiais, Geofísica.
O aluno também é incentivado a participar de programas de iniciação científica e de extensão e cultura, como voluntário ou bolsista, buscando se aperfeiçoar desde o auxílio na elaboração de um projeto, na utilização de softwares específicos e na escrita de resumos e artigos, até na apresentação em congressos científicos.