Prof. Paulo Freitas Gomes

Paulo

Possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Fez pós-doutorado durante 1 ano no Instituto Neel-CNRS, estudando acoplamento de pontos quânticos com micro cavidades ópticas. Participou também de uma bolsa de curta duração durante 3 meses na Escola Politécnica da USP estudando litografia eletrônica. Fez dois anos de pós doutorado no Instituto de Física da Unicamp estudando isolantes cristalinos por Espalhamento Raman. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Goiás, Campus de Jataí.

Pesquisa
A primeira linha de pesquisa que estou trabalhando está dentro da área de Física de Materiais. Estudamos filmes finos de óxido de zinco dopado com nitrogênio através das técnicas experimentais de difração de raio X, EDS, luminescência e transmissão óptica. O objetivo é analisar a influência da dopagem com nitrogênio nas propriedades ópticas e estruturais do filme de ZnO.
Outra frente de trabalho que estou começando é a física computacional, que nada mais é do que resolver problemas de física utilizando o poder de cálculo do computador. Atualmente estudamos o comportamento fora do equilíbrio de um sistema de discos em duas dimensões. O objetivo é encontrar os parâmetros críticos e as transições de fase usando apenas simulações fora do equilíbrio.

Extensão
Criei o projeto chamado Viajando com a NASA que tem como objetivo divulgação de astrofísica. O público alvo são escolas de Ensino Médio. Astrofísica é a física dos astros, ou a física do espaço, que é formado pelos planetas, estrelas, galáxias e buracos negros. Nossas atividades se baseiam em exposições e seminários nas escolas onde discutimos astrofísica usando vídeos divulgados pela NASA sobre suas missões. Já fizemos apresentações sobre Telescópios Espaciais, Sol e ciclo de vida das estrelas. Porém o tema campeão de audiência é buraco negro. Já fizemos mais de 10 visitas em 7 escolas da cidade de Jataí. Parte do material está no blog: http://viajandonasa.blogspot.com.br/
Qualquer dúvida ou comentário: paulofisicajatai@gmail.com