Laboratório de Difração de Raios-X
Esse laboratório foi criado com a doação do equipamento de difração de raios-x da marca Rigaku pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Esse laboratório tem a finalidade de realizar medidas de XRD de amostras policristalinas na forma de pó ou filmes finos. Possue intervalo angular de 100º a 10º. As amostras devem ser trituradas em almofariz de ágata e peneiradas em peneira de aço na escala do mesh.
A fonte de radição é to tipo cobre k alpha, com comprimento de onda de 1,54 Angstrom em 40 KV e 20mA. É possível obter difratogramas no modo de Scan Contínuo ou em diferentes configurações de Step Scan. Pode-se realizar medidas thetax2theta ou theta fixo.
A técnica é utilizada em caracterização de cerâmicas, de cimentos, de catalisadores, de materiais eletrônicos, de materiais magnéticos, de materiais supercondutores, de fibras, de papeis, de pasta de papel, de produtos alimentares, de produtos químicos, de produtos químicos agrícolas, de pigmentos, de tintas, de produtos farmacêuticos, de matéria biológica, de petróleo, de carvão, a indústria de minério, de solo, de rochas, de argila, de minerais, na engenharia civil, meio ambiente, resíduos industriais, etc.Os principais usuários são alunos de IC, Professores e mestrandos.
COORDENADOR:
Alexandre Pancotti - apancotti@ufj.edu.br
TÉCNICO:
Me. Thiago Oliveira Lima - thiagojti@gmail.com
Aparelho de XRD da Rigaku Esquema ilustrativo da Lei de Bragg