Meteorito de Portelândia GO - Curso de Física da UFJ faz primeira caracterização
Laboratório de Física fez a primeira caracterização do Meteorito de Portelândia na Fluorescência de Raios-X e participará da pesquisa referente.
Na manhã do dia 17 de julho de 2022 um meteorito condrito ordinário atingiu uma fazenda na região de Portelândia -GO. Os moradores da fazenda se assustaram com o barulho do impacto. Mesmo sendo uma rocha pequena, por volta de 250g, a velocidade de aproximação desses objetos é muito alta e o impacto é de alta energia. A colisão danificou a telha, o forro e o piso da cozinha.
Na segunda-feira, um dia após a queda, o curso de Física foi procurado pela imprensa local para verificar o ocorrido e explicar o fenômeno. Na primeira observação do vídeo que circulava pelas redes sociais já era possível evidenciar que se tratava de um meteorito.
Logo, em parceria com as Meteoríticas, um grupo de pesquisadoras especializadas na área, os físicos Maurício Bolzam e Thiago Oliveira, ambos do Curso de Física, se dirigiram ao local e foi iniciada a pesquisa e a primeira caracterização do meteorito.
Em laboratório uma amostra foi analisada em fluorescência e os resultados reforçaram as evidências da origem da rocha, informações técnicas que foram prontamente fornecidas ao proprietário da fazenda e às pesquisadoras.
Seguem daqui adiante as pesquisas com a rocha juntamente com a UFRJ, universidade de origem das Meteoríticas. A UFJ buscará ser a fiel depositária de uma amostra do meteorito junto o boletim internacional de meteoritos.
O laboratório do curso também abriu espaço para a gravação de uma matéria jornalística, fornecendo informações do processo de caracterização da rocha espacial.
As Meteroríticas podem ser contatadas por:
Instagram: @meteoriticas_br
Email: meteoriticas@ov.ufrj.br