Figura artigo Menezes&Roosevelt 2020

Pesquisa realizada na UFJ identifica potenciais drogas contra a COVID-19

O artigo intitulado “Identification of potential drugs against SARS-CoV-2 non-structural protein 1 (nsp1)”, publicado na revista internacional Journal of Biomolecular Structure and Dynamics, desenvolvido pela mestranda Gabriela de Lima Menezes, sob orientação do Prof. Dr. Roosevelt Alves da Silva do Núcleo Colaborativo de Biosistemas (NCBios), aponta três possíveis fármacos para inibição da proteína não-estrutural 1 (nsp1) do vírus causador da COVID-19, o SARS-CoV-2. Essa proteína é descrita por possuir funções importantes na patogênese viral, como degradação do mRNA do hospedeiro e supressão da expressão de interferons (IFN), sendo assim considerada como um importante fator de virulência.

Neste estudo in silico, foi realizado uma triagem virtual a partir do banco de dados de compostos  chamado DrugBank - o qual possui fármacos já aprovados para uso em outras doenças ou em fase experimental - através de simulações de ancoragem molecular (molecular docking) com diferentes conformações da nsp1 extraídas das simulações de dinâmica molecular.

Entre os mais de 8 mil compostos do banco de dados, as moléculas Tirilazad, Phthalocyanine e Zk-806450 se ligaram a todas conformações com boa afinidade quando comparada com as outras do banco de dados. O fato dos compostos se ligarem com alta afinidade em diferentes conformações da proteína – que não é estática em solução – aumenta as chances de sucesso da interação proteína-fármaco no meio biológico. Esta forma de seleção por plasticidade tem sido desenvolvida recentemente pelo NCBios para aumentar as chances de encontrar compostos com maior capacidade de se ligarem ao alvo (proteína).

Alisporivir (em estudo para uso contra a hepatite C) e ciclosporina (fármaco usado para reduzir probabilidade de rejeição em doação de órgãos) são descritos por possuírem atividade in vitro capaz de inibir a nsp1 do SARS-CoV e replicação do vírus. O presente estudo então decidiu comparar a afinidade dessas moléculas pela nsp1 do SARS-CoV-2, cuja similaridade com a do SARS-CoV é alta. Os pesquisadores então observaram que os três compostos do DrugBank identificados como promissores, possuíram maior afinidade do que a alisporivir e ciclosporina, o que sugere que esses compostos têm alta chances de também possuírem atividade inibitória in vitro em uma menor concentração. O artigo completo pode ser acessado através do link: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07391102.2020.1792992.

A aluna Gabriela de Lima Menezes é biomédica graduada pela UFJ, mestranda e bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde sob orientação do Prof. Dr. Roosevelt Alves da Silva, ambos membros do Núcleo Colaborativo de Biosistemas (NCBios) da Universidade Federal de Jataí, Jataí-GO.

Foto Gabriela & Roosevelt

À esquerda: Gabriela de Lima Menezes; à direita: Prof. Dr. Roosevelt Alves da Silva.

O NCBios é um laboratório de pesquisa da Universidade Federal de Jataí que atua na área de biologia computacional, focada em modelagem de estruturas de proteínas; dinâmica e função das proteínas; e prospecção de novos fármacos. Os principais patógenos estudados pelo grupo são Flavivirus de importância médica (zika, dengue e febre amarela), fungo (Paracoccidiodes brasiliensis), bactéria (Mycobacterium abscessus) e mais recentemente, coronavirus (SARS-CoV-2).

Maiores informações: Prof. Dr. Roosevelt Alves da Silva (rooseveltfisicaufg@gmail.com) e Gabriela de Lima Menezes (gabrieladelima_@hotmail.com)